Você sabe o que é o Estado de Flow?
É difícil para você terminar as coisas que começa? Talvez tarefas domésticas, estudos ou projetos de trabalho? Você vence a procrastinação, dá o primeiro passo, mas depois não vai para a frente, como se estivesse se arrastando?
Não se preocupe se você fizer isso, pois é um problema muito comum, especialmente com a quantidade de distrações que todos nós vivemos hoje em dia, como TV, notícias de última hora e redes sociais.
Começar cada projeto ou tarefa já é uma etapa difícil de se vencer, mas para muitas pessoas, dar continuidade é mais complicado ainda.
Felizmente, existem algumas técnicas testadas e comprovadas para entrar em um estado de flow e acabar de vez com esse problema que te deixa improdutivo.
O que é o estado de flow?
Simplificando, o estado de flow (ou estado de fluxo, em português) é um estado mental no qual você executa uma atividade de uma maneira totalmente imersa no que está fazendo.
Você perceberá facilmente quando estiver em estado de flow, pois se sentirá focado, energizado e envolvido. E o mais importante, você vai gostar do que está fazendo.
Tente agora pensar em algo que você realmente não gosta de fazer.
Talvez criando relatórios no trabalho ou preparando suas declarações fiscais.
Quando você tenta fazer algo de que não gosta, terá muito mais dificuldade para começar e para terminar a tarefa em questão. Na maioria dos casos, você provavelmente encontrará inúmeras razões para procrastinar.
Agora pense em algo que você realmente gosta de fazer.
Talvez passeando com o cachorro ou tocando um instrumento musical, como violão ou piano.
Quando você faz algo que realmente ama, você percebe que tudo flui quase sem esforço. Você também não tem problemas para começar e nem para continuar, muito pelo contrário, talvez o problema seja parar de fazer aquilo que tanto ama.
A diferença é absurdamente perceptível. Sem um estado de flow, você irá trabalhar como alguém tentando caminhar em um pântano coberto de lama até a cintura, ou seja, de forma lenta, cansativa e quase sem resultados. Mas quando trabalha em estado de flow, você age como um atleta de alta performance que se destaca na competição, e ainda por cima faz com que pareça fácil para quem está do lado de fora.
Uma pesquisa conduzida pela professora de Harvard, Teresa Amabile, revelou que as pessoas que conseguem passar para um estado de flow relatam níveis mais altos de criatividade e produtividade por até três dias.
E os benefícios dos estados de flow não param apenas na produtividade, eles ainda podem reduzir seu estresse e aumentar sua felicidade.
Como entrar em um estado de flow
Neste momento você já deve estar convencido sobre as vantagens de trabalhar em estado de flow, mas provavelmente também deve estar pensando como fazer para entrar nesse estado, na prática.
Bem, existem várias maneiras simples para se conseguir entrar em um estado de flow, algumas das formas mais populares são:
1. Aquecimento
Crie o hábito de se aquecer fisicamente e mentalmente antes de começar uma tarefa ou projeto. Isso pode envolver meditação, ioga ou uma caminhada rápida na rua. A mágica aqui é transformar a atividade escolhida em um ritual. Algo que você sempre faz antes de iniciar suas tarefas.
Experimente fazer isso algumas vezes e você perceberá o quanto pode te ajudar a entrar em um estado de flow.
2. Faça algo que você ama
Mencionamos isso acima, mas com certeza vale a pena repetir:
Se você faz o que adora, achará isso fácil e agradável.
Claro, quando se trata de fazer algo pelo qual você não está tão interessado, talvez limpar sua casa, então você deve procurar alguma maneira de tornar isso agradável. Por exemplo, transforme seu tempo de limpeza em um momento mais agradável ouvindo músicas que te motivam e te deixam “pra cima”.
3. Concentre-se em uma tarefa
Ser multitarefa pode parecer a maneira ideal de fazer as coisas, mas a ciência mostra totalmente o contrário.
Por exemplo, um estudo acadêmico recente descobriu que apenas 2,5% das pessoas são capazes de realizar multitarefas de forma eficaz. Para os outros 97,5%, era muito mais produtivo ao se concentrarem em concluir uma tarefa por vez. Em outras palavras, a psicologia do estado de flow sugere fortemente que você deve dizer adeus à multitarefa e começar a se concentrar em uma tarefa por vez.
4. Evite distrações externas
Embora possa parecer óbvio, distrações externas podem impedir que você entre em um estado de flow ou interromper seu estado de flow quando você conseguir entrar nele.
Digamos, por exemplo, que você esteja trabalhando em um escritório com outras pessoas e precise se concentrar na criação de uma apresentação para um determinado projeto.
Durante os primeiros 30 minutos, você não tem distrações e descobre que rapidamente entra em um estado hiper-focado, onde as ideias vêm a você instantaneamente. No entanto, e infelizmente, um colega o interrompe para fazer uma pergunta sem importância.
Imediatamente seu estado de flow é interrompido. Mesmo que a interrupção tenha sido de apenas alguns segundos, pode levar vários minutos para você voltar ao estado de flow.
Por causa dos riscos de perder seu estado de flow, se você estiver trabalhando em uma tarefa de alta prioridade ou uma tarefa que exija criatividade, tente se assegurar de não se distrair com circunstâncias externas.
5. Identifique seus horários de pico de energia
Outra técnica para ajudá-lo a entrar no estado de flow é trabalhar quando seus níveis de energia estão no auge. Isso pode ser tão simples quanto saber que você é um uma pessoa matutina ou noturna.
Se você é do time da manhã, então tente realizar suas tarefas prioritárias pela manhã, quando você tiver mais energia e impulso.
Se você dorme tarde, provavelmente descobrirá que seus níveis de energia estão mais altos à tarde ou à noite. Escolha esses horários para realizar suas tarefas importantes.
6. Tenha objetivos claros
Em algum momento da sua vida você já deve ter notado que quando sabe exatamente o que quer, você tende a encontrar uma maneira de conseguir. E, por outro lado, se você não tem objetivos e sonhos claros, com certeza já se viu vagando sem rumo na vida.
É claro que as metas nem sempre precisam ser grandes.
Por exemplo, uma meta de trabalho diária pode ser algo tão simples como garantir que você sempre verifique sua caixa de entrada uma vez a cada duas horas.
Depois que você começar a criar o hábito de criar e acompanhar suas metas, não vai querer voltar atrás. Isso porque as metas são uma forma incrivelmente poderosa de dar a você uma abundância de foco e motivação. Pense em quando você quis aquela casa ou carro dos sonhos. Você fez pesquisas, você sacrificou seu tempo e dinheiro e você se manteve em um estado de flow até atingir seu objetivo.
Como dominar a arte de entrar em estado de flow
Vamos nos voltar agora para algumas técnicas fáceis, mas raramente usadas, que permitirão que você se torne um mestre em entrar e permanecer em estado de flow.
1. Elimine distrações internas
O primeiro item da lista é eliminar distrações internas.
Mas o que são distrações internas?
Essencialmente, são nossos pensamentos e dúvidas que aparecem em nossas mentes sem avisar e nos impedem de nos concentrar em nossas tarefas diárias. Essas distrações internas podem facilmente nos impedir de alcançar nossos objetivos.
Por exemplo, geralmente quando começamos um novo projeto que nos traz muita motivação, como começar a empreender ou aprender uma nova habilidade, é muito comum que nesse início apareçam infinitas ideias em nossas mentes, nós conseguimos projetar uma visão futura, de como seria depois de tudo estar funcionando e as ideias não param de surgir.
Mas com isso também surge a dificuldade de nos concentrarmos nas atividades essenciais, que não são grandes ideias, mas são necessárias para poder dar o primeiro passo. E então, nossos pensamentos ficavam vagando sem parar de uma ideia para outra.
Embora seja muito importante ter novas ideias, é igualmente importante ser capaz de se concentrar no trabalho que está à sua frente, naquilo que deve ser executado agora.
Uma dica para escapar dessa armadilha mental é alocar alguns minutos todas as manhãs para pensar sobre suas idéias e anotá-las em algum lugar. Dessa forma você não terá a sensação que a ideia poderá ser perdida e conseguirá focar nas tarefas que precisam ser executadas.
2. Ouça música enquanto trabalha para facilitar o Estado de Flow
Outra técnica simples, mas super eficaz para obter e permanecer em um estado de flow, é ouvir música enquanto trabalha. Mas não apenas qualquer música, o segredo aqui é encontrar uma música que te motive, mas não o distraia.
Geralmente, músicas instrumentais, como clássicas, ambiente ou eletrônicas, funcionam muito bem. A razão disso é que músicas instrumentais não têm letras, o que significa que seu cérebro não precisa perder tempo tentando interpretá-las e entendê-las. Isso também significa que você não interromperá seus pensamentos tentando cantar junto com as músicas.
Outro ponto a se considerar quando se usa a música para aumentar a produtividade é escolher um ritmo ou estilo que combine com a sua necessidade específica no trabalho. Por exemplo, se precisar de energia, motivação e entusiasmo em alguns projetos, então escolha uma música otimista, “pra cima”, que pode te animar e te manter em movimento. No entanto, se quer ser mais criativo e reflexivo, escolha uma música que seja mais relaxante. Pode até mesmo optar por ouvir os sons da natureza se quiser o mínimo possível de distrações.
O que recomendamos é que você teste vários estilos musicais e ritmos para ver o que funciona melhor para você. Você também pode testar o volume de acordo com cada caso, pois isso pode fazer uma grande diferença na sua motivação e foco. Provavelmente, você achará a música alta mais motivadora do que a música mais baixa, mas precisa encontrar o equilíbrio certo, pois música alta também pode ser mais perturbadora.
3. Mantenha-se hidratado
Nossa sugestão final para te ajudar a se tornar um mestre do estado de flow é certificar-se de que você está sempre hidratado.
Mesmo uma desidratação bem leve pode levar a um humor deprimido, dores de cabeça e incapacidade de concentração. Além dos efeitos físicos, como fadiga, boca seca, tontura, fraqueza e palpitações cardíacas.
Felizmente, manter-se hidratado é muito simples. Certifique-se de que está bebendo pelo menos 2 litros de água ao longo do dia. Beba um pouco d’água ao se levantar e outro antes de ir dormir. Leve sempre uma garrafa de água para o trabalho e quando faz exercícios físicos para se manter hidratado o tempo todo.
Claro, beber água é apenas uma parte de se manter hidratado. Você também pode aumentar sua hidratação comendo frutas e vegetais frescos. Você também pode preparar um shake nutritivo e hidratante, por exemplo.
Quanto tempo dura o estado de flow?
Embora não exista uma regra para quanto tempo leva para entrar em um estado de flow, a maioria das pessoas relata um tempo de cerca de 30 minutos. Algumas pessoas atingirão um estado de flow mais rápido do que isso, outras levarão mais tempo. Realmente depende da pessoa e da tarefa a ser realizada.
No entanto, um elemento essencial para entrar em um estado de flow é começar!
Se você está propenso à procrastinação, estará propenso a demorar para entrar em um estado de flow.
A boa notícia é que, sem distrações ou interrupções, a maioria das pessoas pode permanecer em um estado de flow por várias horas. Claro, você não deve tentar trabalhar constantemente durante esse tempo. Em vez disso, faça um intervalo de cerca de 10 minutos a cada 90 minutos trabalhados. Isso dará aos seus olhos e cérebro um descanso necessário, sem destruir seu estado de flow.
Estado de Flow: Conclusão
Quando você adquire o hábito de se envolver e se concentrar em suas tarefas, também adquire o hábito de trabalhar em um estado de flow.
Isso aumentará sua produtividade, além de tornar seu trabalho e sua vida mais fáceis e agradáveis. Na verdade, você pode esperar ter mais tempo disponível para hobbies e para passar com a família e os amigos.
Como um mestre de estado de flow, você não se preocupará mais com o cumprimento de prazos, pois poderá concluir seu trabalho a tempo, e na maioria dos casos, com antecedência.
Só é preciso lembrar que ler sobre os estados de flow não é suficiente. Você deve agir em sua própria vida para implementar as técnicas que descrevemos acima.
Pode ser necessário um pequeno ajuste na maneira como você trabalha normalmente, mas com certeza valerá a pena. Comece agora mesmo!