Universidade Cerebral

Vício em redes sociais? Saiba como se livrar desse vício digital

Vício em redes sociais

Atualmente, se você não está nas redes sociais, sente que não está realmente vivendo no século 21. Tudo, desde negócios a relacionamentos pessoais e profissionais, as redes sociais têm uma forte participação, por isso ficamos cada vez mais tentados a passar ainda mais tempo conectados.

Embora ainda existam plataformas onde podemos nos conectar com amigos e familiares, esse meio cresceu exponencialmente e se transformou em um verdadeiro mundo paralelo com informações excessivas, como anúncios, vídeos e links nos convidando a voltar nossa atenção para a próxima tendência ou produto mais recente. De acordo com um artigo recente da Forbes, ter uma boa estratégia de mídias sociais é fundamental para empresas e consumidores. Tomamos uma quantidade enorme de decisões de compra com base no conteúdo que nos é fornecido por meio de canais de redes sociais.

Da mesma forma, também tendemos a “seguir o rebanho” quando se trata de novas tendências, ideias, moda e, infelizmente, até política. Embora o lado positivo das redes sociais seja que agora temos mais liberdade de expressão, o lado sombrio ainda está presente: podemos facilmente perder nosso senso de individualidade. É uma ladeira escorregadia, e muitas vezes leva um tempo e precisamos sofrer as consequências para perceber e mudar o rumo. É por isso que o termo “vício em redes sociais” se enraizou na indústria de saúde e bem-estar como uma das causas dos problemas de saúde mental.

Como o vício em redes sociais afeta a nossa saúde

A forma como usamos as redes sociais mudou drasticamente desde o surgimento de sites como o Facebook. Inicialmente, a plataforma do Facebook era uma maneira simples de se conectar com amigos e familiares e postar atualizações de status no “mural” do Facebook.

Com o tempo, as coisas foram evoluindo e começaram a surgir novas plataformas mais voltadas para fotos e vídeos, como o Instagram. E foi aí que começou um grande problema, e estamos lidando com ele até hoje.

Dê uma boa olhada em alguns dos perfis mais populares do Instagram. Você provavelmente verá um padrão de fotos bem cuidadas e layouts perfeitos, seguidos por milhões de usuários. Isso se tornou um “objetivo do Instagram” e perpetua a ideia de que belas fotos equivalem a uma pessoa feliz. Sabemos que isso simplesmente não é verdade, mas essa mentalidade e desejo de criar uma vida online perfeita para todos verem alimenta a depressão, a ansiedade e a baixa autoestima.

Da mesma forma, isso está fazendo com que percamos nosso senso de autenticidade e realidade porque os problemas do “mundo real” não geram lindas postagens nas redes sociais. Em vez disso, nos escondemos atrás da beleza que apenas encobre nossa tristeza, dor ou solidão. Por termos criado cuidadosamente nosso mundo online, saímos do mundo real. O vício em redes sociais pode estar diretamente relacionado a essa prática de querer compulsivamente escapar do mundo real.

Então, como é que você pode retomar as rédeas da sua vida e reduzir o tempo perdido no mundo online, acabando assim com o vício em redes sociais? Abaixo, listamos algumas dicas para que você possa começar a caminhar rumo a uma vida mais produtiva, real, verdadeira e feliz.

1. Reflita sobre o motivo que faz você querer estar nas redes sociais

Tudo o que fazemos na vida tem a ver com intenção e propósito: Por que você quer fazer algo? O que isso vai trazer para você? O mesmo vale para o uso das redes sociais. Pode parecer idiota fazer essa pergunta ao pensar em uma simples conta do Facebook ou Instagram, mas se você deseja realmente controlar suas redes sociais (ao invés de deixar que elas te controlem), fazer essa pergunta pode ser uma atitude extremamente reveladora.

Quer apenas manter contato com amigos e familiares ou quer divulgar o seu trabalho? Ter essa clareza sobre o motivo que faz você estar presente nas redes sociais com certeza o ajudará a definir o tempo que você realmente precisa estar conectado e também a eliminar todo o resto que é inútil e improdutivo.

2. Seja meticuloso sobre quem você segue, o que você posta e compartilha

Nas redes sociais, a atenção é a sua maior moeda.

Tudo que você clica e curte, torna-se um fio condutor do que volta para você nos feeds de notícias das redes sociais. Você deve criar o tipo de difusão de informações que funcione para você, suas necessidades e seu tempo. Mas acontece que, frequentemente, seguimos impulsivamente pessoas que na maioria das vezes não vão de encontro aos nossos interesses.

Dê a si mesmo a permissão para limpar esses contatos de vez em quando. Não há problema em discordar de alguém. Em vez de mergulhar em um mar de argumentos de discussões nas redes sociais, pare de seguir qualquer pessoa com quem você não tenha conexão. É muito melhor para a sua saúde mental e ajuda você a se livrar do vício em redes sociais.

Da mesma forma, seja meticuloso com o que você compartilha. Você está postando informações coerentes e verdadeiras? Assim como você planeja limpar sua lista de contatos, alguém que o segue pode estar pensando em fazer o mesmo. Faça com que seja uma prioridade compartilhar e publicar coisas que não apenas sejam significativas para você, mas também sirvam aos outros.

3. Reduza o tempo que você gasta nas redes sociais

Se você tem uma longa lista de tarefas a serem realizadas, mas passou as últimas três horas rolando seu feed de notícias, é hora de sair imediatamente das redes sociais. Defina um cronômetro, se for necessário, para te ajudar a se livrar do vício em redes sociais.

Depois de começar a praticar esse exercício de ficar um tempo desconectado, você ficará impressionado com a quantidade de tempo que terá de volta. Este tempo sempre existiu, mas você apenas o estava utilizando mal. Na maioria das vezes, não é que você não tem tempo suficiente para completar todas as suas tarefas do dia a dia, e sim que você gasta muito tempo navegando online ao invés de ser produtivo. E o pior de tudo, nem percebe.

4. Desative todas as notificações de redes sociais do seu celular

Se sua produtividade está diminuindo porque você está constantemente sendo distraído pelas notificações no seu smartphone, há maneiras de desativar essas notificações em suas configurações. Melhor ainda, você pode até mesmo excluir os aplicativos do seu dispositivo e decidir verificar suas redes sociais apenas no computador. Dessa forma você pode trabalhar com muito mais tranquilidade, sem enfrentar a tentação de verificar suas mensagens de minutos em minutos.

5. Nem tudo deve ser publicado e compartilhado nas redes sociais

Muitas vezes parece que somos escravos das redes sociais, nos sentindo obrigados a postar tudo que acontece à nossa volta. Porém, se acontecer qualquer evento importante e não postarmos nada, o mundo continuará a girar e a vida vai continuar a seguir normalmente, pode acreditar.

Não temos qualquer obrigação social com nossos seguidores de mantê-los informados de cada evento que acontece em nossas vidas. Essas são escolhas que devemos fazer conscientemente e em alinhamento com nossos desejos e intenções.

Pense no último show (no mundo pré-covid) que você foi. Você postou imediatamente partes do show ou postou uma selfie sua com seus amigos?

São coisas habituais em que nem pensamos, e que nos levam a um último ponto.

6. Não há problema em desligar o celular e aproveitar a vida real

Na verdade, esse ponto muito simples pode realmente ajudá-lo a cortar o vício em redes sociais. Momentos preciosos da sua vida são um em um milhão. Como ver uma estrela cadente ou captar o sorriso de sua pessoa favorita. Esses momentos são tão frágeis e nunca acontecem da mesma forma duas vezes na vida.

Não corra em direção ao seu celular para capturar aquele momento em forma de vídeo ou fotografia. Em vez disso, capture-o com os olhos e com o coração. Deixe que isso se torne uma doce memória. Aproveite o momento em que você está tão interessado em compartilhar com outras pessoas e, em vez disso, priorize o compartilhamento com você mesmo.

Pensamentos finais

O vício em redes sociais, quando não controlado, pode levar à depressão e à falta de autoestima e autenticidade. Se “seguirmos o rebanho” em busca de criar uma vida online perfeita, estaremos cada vez mais longe de sermos nós mesmos. Isso traz uma série de consequências, que com o tempo podem crescer como uma bola de neve e levar a obstáculos bem mais complicados em nossas vidas.

Quando finalmente conseguimos aprender a como usar as redes sociais a nosso favor, até que ponto e com que intenção, aí sim podemos assumir o controle de nossas vidas ao invés de deixar que elas assumam o controle sobre nós.